8º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil e Leilão "Cup of Excellence" - Edição 2006

Fazenda Santa Inês
Francisco Isidro Dias Pereira


Características do lote de café

  • Processamento: Cereja Descascado
  • Variedade: Bourbon
  • Quantidade: 24 sacas

Características da propriedade

A Fazenda Santa Inês conquistou a primeira colocação e o Prêmio Especial Gold Cup of Excellence em 2005, com a nota recorde de 95,85 pontos (em uma escala de zero a 100), a maior registrada em todas as 22 provas já realizadas em todos os países que aderiram a este concurso criado no Brasil em 1999 e, a partir de 2003, adotado também por El Salvador, Nicarágua, Honduras, Bolívia e Colômbia.

As fazendas Santa Inês, São Benedito e o sítio São José, propriedades do Grupo Sertão, foram os três primeiros colocados na edição 2005 do Cup of Excellence. Simplesmente um recorde pra ficar na história do concurso e do GRUPO.

A propriedade está localizada no município de Carmo de Minas, na Face Minas Gerais da Serra da Mantiqueira, dentro do entorno denominado Circuito das Águas Minerais. A criação de gado da Raça Girolando também é uma atividade desenvolvida na propriedade e considerada a melhor do país.

Há uma grande preocupação do Grupo Sertão com a preservação do meio ambiente, e por isso estão preservadas na fazenda uma grande área de mata nativa e todas as nascentes, bem como as matas ciliares que protegem os córregos.

Foram construídas moradias na propriedade para abrigar seus 35 funcionários registrados, que, com as 13 famílias que constituem, somam cerca de 80 pessoas. Essas casas contam com infra-estrutura como água, luz e rede de esgoto. Todas as famílias recebem, além do seu salário, leite, café, medicamentos, entre outros benefícios. Os estudantes dispõem de uma linha de ônibus que passa pela porta da Fazenda em diversos horários, levando-os até a escola sem nenhum ônus.

Encontram-se na propriedade campos de futebol, quadra de areia e quadra de malha, para que os trabalhadores e seus familiares possam praticar esportes e se divertir. A fazenda participa do Programa de Saúde da Família, mantido pelo governo, e dedica uma linha telefônica ao atendimento de todos os funcionários.

Sistema de processamento de café

Devido à topografia, a colheita de todo o café da Fazenda Santa Inês é feita manualmente, no pano, para evitar que os grãos entrem em contato com a terra. O transporte de café colhido da lavoura para a estrutura de beneficiamento ocorre duas vezes ao dia, sendo que os grãos são lavados, descascados e esparramados no mesmo dia. No sentido de preservar o meio ambiente, a água utilizada nos processos de lavagem e descascamento passa por um sistema de reciclagem, onde os resíduos são transferidos para tanques de decantação, permitindo maior economia deste recurso tão precioso.

Os cafés passam pelo secador, e dali para tulhas de descanso. Voltam para o secador até atingirem a umidade adequada de 10,5%. Após este processo, são armazenados em tulhas por 30 dias, onde permanecem para descanso.

Finalmente, são beneficiados e depositados na Cooperativa, onde será feita a classificação definitiva de padrão. As informações registradas durante todos os processos de produção possibilitam a rastreabilidade de cada lote, desde o plantio até o armazenamento.

Preocupação com a qualidade

O Grupo Sertão produz café arábica de altíssima qualidade, contando com uma história de amor pelo trabalho e cultivo de café que já se prolonga por 4 gerações. Com Infra-estrutura moderna, máquinas e benfeitorias de última geração, o Grupo vem seguindo a filosofia de aprimorar continuamente a qualidade e o controle dos cafés produzidos, com o objetivo de oferecer café de sabor diferenciado à população em geral.

Desde 2002, as fazendas do Grupo Sertão vêm se destacando nas premiações nacionais da BSCA e Illy, demonstrando o resultado de um trabalho em prol de toda a micro-região de Carmo de Minas.

Francisco Isidro Dias Pereira é um produtor associado da APROCAM, uma associação que prioriza a produção de cafés especiais (www.aprocam.com.br), e cooperado da COCARIVE.