9º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil e Leilão "Cup of Excellence" - Edição 2008

Sítio São Francisco de Assis
Marisa Coli Noronha


Características do lote de café

  • Processamento: Cereja Descascado
  • Origem: Arábica
  • Variedade: Acaiá
  • Quantidade: 22 sacas
  • Altitude média: 1.200 metros

Características da propriedade

  • Localização: Carmo de Minas - Minas Gerais
  • Região: Sul de Minas
  • Área total: 9,5 hectares
  • Área cultivada com café: 6,5 hectares
  • Maior altitude: 1.250 metros
  • Menor altitude: 1.150 metros
  • Telefone: +55(35)3334-1509
  • E-mail: pauloluciofn@yahoo.com.br

O Sítio São Francisco de Assis, conhecido popularmente como "Bananal", está situado a 3km da cidade de Carmo de Minas. A proprietária adquiriu de seu pai as terras que anteriormente foram de seu avô, caracterizando-se assim a propriedade como sendo de cultura familiar.

Em terra abençoada, timidamente escondida entre montanhas e vales, por onde corre suavemente água pura e límpida, receita ideal para se gerar frutos nobres como os cafés especiais, Marisa Coli Noronha conta com total apoio e dedicação de seu marido Paulo Lúcio, que não mede esforços fazendo o melhor possível para o cultivo do café.

Vale destacar também que o nome do sítio foi dado em virtude da devoção dos proprietários à filosofia de São Francisco de Assis, que primava pela proteção à natureza. É tomado o máximo cuidado para que o café seja produzido sem agressão ao meio ambiente, sempre com muita preocupação em preservá-lo.

Sistema de processamento de café

Toda a colheita é feita manualmente, sendo o café recém-colhido processado no mesmo dia e esparramado para secagem em terreiro de concreto. O café seco exclusivamente em terreiro é armazenado e passa por um longo período de descaso, após o qual é beneficiado e depositado nos armazés da Cocarive, onde os provadores fazem todas as análises para classificação.

Preocupação com a qualidade

Os proprietários do sítio são a 3 anos fornecedores de café para a Illy, sendo que se classificaram entre os 50 finalistas do concurso promovido por esta empresa em 2007 e 2008, e ainda em 2008 estão entre os finalistas do Cup of Excellence, sucesso que atribuem ao constante apoio da Cocarive.