|
A Fazenda Sertão foi a primeira fazenda do Grupo, daí o nome Grupo Sertão. Com mais de 100 anos de tradição em café, a fazenda foi a pioneira na plantação de café no município de Carmo de Minas. A localização geográfica e altitude fazem dessa fazenda uma referencia regional, como uma das fazendas com maior índice pluviométrico. Além do destaque em cafés especiais, o Grupo Sertão se dedica à criação de Gado Girolando. O grupo carrega a consagrada marca Girolando da Sertão, símbolo de melhor criador nacional da raça (www.gruposertao.com.br).
Residem na Fazenda 34 famílias com aproximadamente 145 pessoas morando em casas cedidas pela Fazenda sem qualquer ônus para os funcionários, todas com instalações de água e luz, onde recebem, além do salário acima do mínimo, leite, café, condução e medicação através do Programa de Saúde da Família, mantido em parceria com o Governo.
Existem também na Fazenda uma escola municipal, uma linha telefônica para atender a todos os funcionários, um campo de futebol para a prática do esporte e represa para pesca.
Nazareth Dias Pereira é uma produtora associada da APROCAM, uma associação que prioriza a melhoria da qualidade e o comércio de cafés especiais (www.aprocam.com.br), e cooperada da COCARIVE (www.cocarive.com.br).
Sistema de processamento de café
A colheita é feita manualmente e com pano para evitar que os grãos entrem em contato com a terra. Estes são transportados para secagem duas vezes ao dia, onde são lavados, descascados e esparramados no mesmo dia. Depois vão para secador, daí para tulhas de descanso, voltam para secador e com 10,5% de umidade vão para tulhas definitivas por 30 dias para descanso, sendo finalmente beneficiados e depois depositados na Cooperativa onde será feita a classificação definitiva de padrão.
O café é lavado e descascado utilizando processo de reciclagem e uso racional da água. Os resíduos são transferidos para tanques de decantação e depois retornam à lavoura.
Preocupação com a qualidade
Atualmente a Fazenda Sertão, do Grupo Sertão, é dotada de uma infra-estrutura moderna, com máquinas e benfeitorias de primeira linha.
Seguindo a filosofia de aprimorar continuamente a cafeicultura, são realizadas freqüentemente visitas a várias entidades nacionais e internacionais para troca de experiências com outros produtores na busca de altos padrões de qualidade dos cafés.
Todos os lotes de café são provados e acompanhados ano a ano. A escolha de se produzir cafés especiais exige muita atenção e dedicação do produtor. A rastreabilidade se torna algo indispensável tanto para entender a propriedade e o produto quanto para tomar decisões sobre a substituição ou não de uma lavoura e as variedades a serem plantadas.
A FAZENDA DO SERTÃO É FINALISTA PELA SEXTA VEZ NO CUP OF EXCELLENCE.
|