|
A Fazenda Água Limpa está situada no Vale da Grama, na divisa com a cidade de Poços de Caldas (Sul de Minas). A região é de terras de origem vulcânica, muito férteis, com altitude elevada e temperatura média amena.
Pertenceu originalmente a Sebastião Lázaro Ribeiro de Andrade e Maria Oliveira de Andrade, que construiram há quase um século os terreiros, a casa da máquina, e a sede da fazenda, quando foram formadas as primeiras lavouras. Atualmente os proprietários por herança são o casal Lucy Ribeiro de Andrade Cyrino Nogueira e Plínio Cyrino Nogueira, juntamente com os seus filhos.
Com tradicional especialidade na produção de cafés finos, as variedades de café plantadas na Fazenda Água Limpa são: Bourbon vermelho e amarelo, Catuaí, e Mundo Novo vermelho e amarelo. As mudas da variedade Bourbon são formadas na propriedade a partir de sementes lá mesmo colhidas e já adaptadas à região.
Os proprietários mantém por tradição a constante preocupação ambiental, preservando a mata nativa e as nascentes, considerando os recursos naturais como principal riqueza da propriedade, onde há terra fértil e abundância de água. Também se preocupam com os recursos humanos, e por isso proporcionam aos seus funcionários boas condições de qualidade de vida e lazer, mantendo para uso desses um campo de futebol oficial, quadra poliesportiva com iluminação e um clube social para lazer e festas.
Sistema de processamento de café
A colheita na Fazenda Água Limpa é feita em pano, manualmente, com auxilio de derriçadeiras motorizadas, sendo o café no mesmo dia transportado, lavado e descascado para secagem, que se dá preferencialmente em terreiros de alvenaria e, caso necessário, é complementada com o uso de secadores.
A propriedade conta com infra-estrutura adequada para o processamento do café, que é recolhido em tulhas de madeira onde descansa por pelo menos 30 dias, aguardando o benefício em maquinário que está instalado na fazenda desde a década de 50.
Preocupação com a qualidade
A Fazenda Água Limpa faz parte da Associação do Vale da Grama, cujo agrônomo, o Sr. Marco Antônio Della Torre, acompanha as práticas e tratos culturais.
Também é feito um acompanhamento diário pelos técnicos Marcos A. Plachi e Marcony A. Andrade. Os cafés identificados como especiais pelos corretores são separados em lotes e descansam nas tulhas de madeira até serem transportados para os depósitos credenciados, beneficiados e preparados em máquinas eletrônicas. Esses lotes são oferecidos para compra a empresas do setor de cafés especiais.
|