Características do lote de café
- Processamento: Cereja Descascado
- Origem: Arábica
- Variedade: Catuaí
- Quantidade: 18 sacas / 36 caixas
- Altitude média: 1.280 metros
- Avaliação do Júri Internacional: 86,65
Características da propriedade
- Localização: Piatã - BA
- Região: Chapada Diamantina
- Área total: 8 hectares
- Área cultivada com café: 6 hectares
- Altitude máxima: 1.320 metros
- Altitude mínima: 1.220 metros
- Telefones: +55 35 3479 2146 e 9121 1065
- E-mail: gi.piata@yahoo.com.br
A Fazenda Gerais está localizada na cidade de Piatã, Estado da Bahia, em região cuja altitude atinge 1.320 metros. Ali Fábio Soares dos Anjos nasceu e foi criado por seus pais, que cultivavam café. Ainda adolescente, aos 16 anos de idade, Fábio foi para São Paulo, trabalhou em várias empresas, mas sempre sentindo enorme saudade do campo.
Não se adaptando à cidade, retornou para a fazenda na Bahia, onde começou nova plantação de café. Sem conhecimento, o então cafeicultor encontrou muitas dificuldades, que foram superadas com o tempo através de muita luta.
Adquirindo técnicas agrícolas e aprimorando-se cada vez mais no cultivo de café, Fábio mantém hoje uma lavoura formada por 12 mil plantas bem cuidadas e muito produtivas, que geram frutos de excelente qualidade.
Sistema de processamento de café
Pensando antecipadamente na qualidade do produto final, o cafeicultor começa todo o processo com o preparo adequado da terra, fazendo análise de solo anualmente para conduzir o cultivo da melhor maneira possível para as plantas.
A colheita é seletiva, sendo que somente os grãos cereja maduros são catados em bacias. O café é levado duas ou mais vezes para a despolpadora. Da máquina vai para o terreiro, onde é espalhado e mexido periodicamente para secagem.
O café seco é separado em lotes numerados, que são armazenados em depósitos com condições adequadas.
Preocupação quanto à qualidade
Fábio Soares dos Anjos procura investir em sua propriedade pois, conforme diz, é dela que tira o sustento de sua família. Produzindo com qualidade, terá sempre um ótimo produto a oferecer, e por isso busca novas tecnologias através de cursos, palestras e viagens, dentre outros eventos promovidos pela ASCAMP – Associação dos Cafeicultores do Município de Piatã, à qual o produtor é associado. A associação está sempre em busca de conhecimento na área para difundir aos seus associados, incentivando continuamente a produção de café com qualidade.

