Skip to content Skip to footer

SCA lança atualização do programa Q Grader: novo horizonte para a avaliação de cafés especiais

Cursos serão disponibilizados em diversas regiões e idiomas nos próximos meses, fortalecendo a linguagem global da qualidade do café

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) compartilha com seus membros e com toda a comunidade cafeeira uma notícia de impacto global: a Specialty Coffee Association (SCA)lançou, oficialmente, o programa Q Grader atualizado, a mais respeitada certificação para profissionais que avaliam e comunicam a qualidade do café em todo o mundo.

Este lançamento representa um marco na educação em cafés especiais, alinhando a expertise de avaliadores a uma estrutura moderna e compartilhada, fundamental para a valorização do trabalho que começa nas propriedades e chega ao consumidor final.

Reconhecida internacionalmente, a certificação Q Grader qualifica profissionais na avaliação de cafés por meio de análises físicas e sensoriais, descritivamente e afetivamente. A licença é um selo de excelência e credibilidade em toda a cadeia de valor – de produtores e exportadores a importadores e mestres de torra.

Para o Brasil, uma nação líder em inovação e qualidade, essa atualização é uma ferramenta poderosa para destacar ainda mais a diversidade e a riqueza de nossos cafés no cenário mundial.


A grande inovação do currículo é sua base no Coffee Value Assessment (CVA), um sistema que reflete os mais recentes avanços da ciência sensorial. Ao alinhar a avaliação profissional ao CVA, o programa Q Grader estabelece um padrão global unificado para a compreensão do valor do café, promovendo um setor mais transparente, consistente e conectado.

“O programa Q Grader tem sido fundamental para o crescimento do café especial e esta atualização honra esse legado enquanto olhar para o futuro. Com a adição do Coffee Value Assessment, nosso objetivo é fornecer recursos que atendam às necessidades da comunidade cafeeira de hoje e nos ajudem a trabalhar coletivamente para aprimorar o café”, destaca Yannis Apostolopoulos, diretor executivo da SCA.

Os cursos são ministrados por uma rede internacional de instrutores licenciados, que guiam os participantes por um treinamento sensorial intensivo, garantindo um padrão rigoroso e consistente em escala global.

A BSCA celebra esta nova era para a educação em cafés especiais. Acreditamos que a inovação, a ciência e uma comunidade global fortalecida são pilares para o futuro sustentável do nosso setor. Esta iniciativa da SCA reforça nosso próprio compromisso de capacitar os profissionais brasileiros, oferecendo-lhes as melhores ferramentas para que o mundo reconheça e valorize cada vez mais a excelência e a origem dos cafés do Brasil.

Para mais informações sobre o Programa Q Grader, increva-se na newsletter clicando aqui.