Skip to content Skip to footer

BSCA realizará Campeonatos Brasileiros de Barismo em Belo Horizonte, na SIC 2025

Capital mineira sediará, de 5 a 7 de novembro, as competições de Barista, Latte Art e Coffee in Good Spirits; campeões representarão o Brasil nos campeonatos mundiais de cada modalidade

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) realizará três categorias dos Campeonatos de Barismo em Belo Horizonte (MG), entre 5 e 7 de novembro, durante a Semana Internacional do Café (SIC) 2025. Serão 42 competidores da comunidade do café especial do país que disputarão os títulos nas modalidades Barista, Latte Art e Coffee in Good Spirits, com os campeões recebendo o direito de representar o Brasil nas competições mundiais de cada modalidade.

Segundo o diretor executivo da entidade, Vinicius Estrela, a realização das competições durante a SIC é estratégica, posicionando os profissionais brasileiros do barismo em um dos maiores eventos do setor no mundo, em ambiente que conecta todos os elos da cadeia produtiva, do campo à xícara, proporciona uma plataforma de alta visibilidade aos competidores e fomenta oportunidades de negócio e networking.

“Os campeonatos são uma vitrine para a excelência dos profissionais que atuam com o café especial no Brasil. Sediá-los na SIC reforça a nossa missão de promover o setor de forma integrada, valorizando a origem do nosso produto juntamente com o talento das pessoas que extraem o que esses cafés possuem de melhor na entrega aos consumidores”, comenta Estrela.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE BARISTA
Na competição mais antiga de barismo do país, cada competidor tem 15 minutos para preparar quatro espressos, quatro bebidas com leite vaporizado e quatro drinques de assinatura. Os juízes avaliarão critérios como sabor, qualidade e persistência da crema (espresso), harmonia entre café e leite, criatividade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de espresso. O campeão representará o Brasil no mundial da modalidade, que ocorrerá em outubro de 2026, no Panamá.

Competidores:
– Anderson Mena, de São Paulo (SP)
– Bruno Brasilino, de Londrina (PR)
– Daniel Vaz, do Rio de Janeiro (RJ)
– Elis Bambil, de São Paulo
– Gabriel Neiva de Lima, de Curitiba (PR)
– Hugo Silva, de São Paulo
– Israela J. G. Lopes, de Manaus (AM)
– Kelvin Alves, de Brasília (DF)
– Mauricio Maciel, de Patrocínio (MG)
– Pamela Santiago, de São José do Rio Preto (SP)
– Renan Dantas, de São Paulo
– Rodrigo Amador, de Brasília
– Rogerio Oliveira, de São Paulo
– Taina Luna, de São Paulo
– Tiago de Mello, de São Paulo
– Vitor Coelho, de Curitiba

CAMPEONATO BRASILEIRO DE LATTE ART
Nessa modalidade, cada competidor deve realizar dois pares de desenhos com leite e café, utilizando diferentes técnicas. O barista apresenta previamente uma foto do desenho que pretende fazer e o seu desempenho será avaliado por juízes técnicos e visuais. Não se degusta a bebida, o que vale é a criatividade. São 8 minutos para apresentar as artes nas xícaras e aquele que tiver o melhor desempenho será eleito campeão brasileiro e representará o Brasil no mundial da categoria, em abril de 2026, nos Estados Unidos.

Competidores:
– Eduardo Olímpio, de São Paulo
– Elves Albino, de João Pessoa (PB)
– Gabriel Diniz, de Niterói (RJ)
– Gabriel Zanotelli, de Porto Alegre (RS)
– Hillary Cuadro, de Porto Alegre
– Isis Correa, de Porto Alegre
– Jeferson Amaral, de Porto Alegre
– Joabner Santana Azevedo, de Brasília
– João Victor Santos Camargo, de Curitiba
– Jonatha David, de João Pessoa
– Juliano Costa de Souza, de Porto Alegre
– Léo Mesquita, do Rio de Janeiro
– Luiz Fabiano de Oliveira Junior, de Porto Alegre
– Tiago Gonçalves da Rocha, de Curitiba
– Vinicius Dias Silva, de São Paulo
– Wesley da Silva Oliveira, de Porto Alegre
– Willian Akira Matsuguma, de São Paulo

CAMPEONATO BRASILEIRO DE COFFEE IN GOOD SPIRITS
Essa competição avalia as habilidades de mixologista dos baristas. Cada competidor tem 10 minutos para apresentar receitas de drinques alcoólicos, quentes e frios, tendo como base o café, que serão avaliados pelo júri. O campeão irá à Bélgica, em junho de 2026, representar o Brasil no mundial da categoria.

Competidores:
– Bruno Brasilino, de Londrina
– Danilo Tabenne, de Curitiba
– Emerson Nascimento, do Rio de Janeiro
– Gabriel Guimarães, de São Lourenço (MG)
– Gustavo Leão, de Porto Alegre
– Leo Oliva, de Curitiba
– Lucas Almeida, de Recife (PE)
– Luiz Feller, de Curitiba
– Marcel Brito Ribeiro, de Osasco (SP)

As três competições que ocorrerão na SIC 2025 são sancionadas pela World Coffee Events (WCE), entidade internacional organizadora do World Barista Championship (WBC), os campeonatos globais de barismo, e detentora dos direitos da competição em todo o mundo.

Como National Body no Brasil, a BSCA é a responsável, no país, pela realização das etapas qualificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeões nacionais para a fase final dos certames globais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers (preparo de café); (iv) Coffee in Good Spirits (café associado a bebidas alcoólicas); (v) Cup Tasters (degustadores de café); (vi) Roasters (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (café turco).

SERVIÇO
Campeonatos Brasileiros de Barismo
Categorias: Barista, Latte Art e Coffee in Good Spirits
Data: 5 a 7 de novembro de 2025
Local: Expominas, Belo Horizonte (MG), na SIC 2025